Sessão especial homenageia mulheres e reforça oposição ao projeto de reforma da Previdência

30/03/2017

 Para encerrar o Março Mulher, a Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia realizou, nesta quinta-feira (30), uma sessão especial. Atividade foi marcada pelo debate contra o projeto de reforma da Previdência que tramita na Câmara Federal e tem a marca do governo golpista de Temer. A tarde contou também com diversas homenagens e reconhecimento da luta de mulheres que conseguem transformar seus espaços e fazer história.

Uma dessas homenageadas foi a yalorixá Mãe Lia de Oxum, da cidade de Camaçari. O nome foi indicado pelo deputado Bira Corôa, que integra e atua ativamente junto ao colegiado. Em sua fala, o parlamentar ressaltou o engajamento e a luta de Mãe Lia pelas causas sociais, além da importante representação ao agregar a característica de mulher religiosa, de candomblé.

Sobre a pretendida reforma da Previdência, o parlamentar chamou de nefasta, desigual e propícia ao reforço da estrutura social de exclusão e desigualdades. “Essa proposta desrespeita todos os direitos constitucionais e tira do trabalhador e da trabalhadora o direito de desfrutar da própria contribuição”, completou.

Já a palestrante principal, a advogada e conselheira da OAB-Ba, Ana Isabel, apresentou informações que desconstroem o principal argumento do projeto, que é o suposto déficit. De acordo com a advogada, o que, de fato, prejudica a Previdência Social é a política de desonerações e os grandes débitos.

Outras Homenagens

Durante a solenidade, Membros da Comissão prestaram homenagens à algumas mulheres. A deputada Luiza Maia, que preside o colegiado e gerenciou os trabalhos da sessão especial, prestou homenagens a advogada Andrea Marques, que também ocupa o cargo de presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA.

A deputada Mirela Macêdo (PSD) homenageou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho. Já a escolhida da deputada Maria del Carmen (PT) foi a educadora social Maria Raquel Gomes. A vereadora de Salvador, Marta Rodrigues, recebeu a honraria das mãos da deputada Neusa Cadore (PT). A deputada Fabíola Mansur (PSB) homenageou a pedagoga Clarissa Cristina Oliveira e a deputada Fátima Nunes (PT) congratulou a própria mãe, Maria Oliveira dos Anjos. A mulher do presidente da Assembleia, Neusa Coronel, criadora do grupo Assembleia de Carinho - Atitude que Transforma, também foi homenageada pela bancada feminina. Também membro titular da comissão, o deputado José de Arimatéia (PRB), prestou homenagem à farmacêutica Bioquímica Márcia Chaves.

Últimas Publicações

PT - Partido dos Trabalhadores

Gabinete: Deputado Estadual Bira Corôa, sala 106, ALBA/CAB • 71 3115-7150 / Fax 71 3115-5539 • biracoroa@alba.ba.gov.br

Espaço 13: Av. Eixo Urbano Central, 1110, Bairros dos 46, CEP: 40.800-000 - Camaçari/BA - Tel.: 3627-3013