SDR garante apoio técnico e fortalecimento da agricultura familiar nas cidades do Território Metropolitano

28/03/2017

 A agricultura familiar nos 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador acaba de ganhar um importante vetor de desenvolvimento. Em parceria com o Governo do Estado, pactuaram a instalação do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf). A ação, que visa promover o desenvolvimento rural na Bahia, é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a qual encerrou, nesta terça-feira (28), no município de Camaçari, uma série de eventos intitulados de "Parceria com os Municípios para o Desenvolvimento Rural", realizada nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

 

O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, afirmou que a equipe da SDR fecha um ciclo, com ânimo e disposição, no Território Metropolitano. “Queremos fazer com que os prefeitos e as secretarias de agricultura possam dar conta dessa responsabilidade nossa de gerar alimentos. Fechamos um ciclo nos 27 territórios. Agora, prefeitos e prefeitas eleitos têm ferramentas suficientes com informações sobre crédito, títulos de terra, agroindústrias, comercialização, água para produção e estradas rurais, para montar o Plano Plurianual (PPA) de 2018-2020”.

 

Quem também prestigiou a atividade foi o deputado estadual Bira Corôa, cujo território é uma das principais áreas de atuação do seu mandato. “A região metropolita é um importante pólo de produção agrícola, frutas, verduras, psicultura e outras formas de produção, sustentada principalmente pela agricultura familiar. Esse aparato de orientação técnica que ganha sede nos municípios a partir de agora, vem para fortalecer e dar maior capilaridade aos investimentos que o Governo do Estado vem fazendo no setor. Digo sempre que investir na agricultura familiar é garantir o fortalecimento da economia e melhoria na qualidade de vida das famílias envolvidas no processo”, afirma o deputado. 


Juntos, os 13 municípios totalizam 9,4 mil estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar, conforme dados do Censo Agropecuário 2006, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, secretários de agricultura e de desenvolvimento econômico, vereadores, Colegiado Territorial, representantes do Sebrae, Banco do Nordeste, associações e cooperativas. 



A equipe da SDR foi composta por representantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica (Bahiater), Welliton Hassegawa, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Karina Cezimbra, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Vinícius Vidreira e Cristiane Porto, da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Ronaldo Rodrigues e da coordenadora da Bahiater no Setaf Metropolitano, Marinês Santos.

 

Com informações da Ascom/SDR

Últimas Publicações

PT - Partido dos Trabalhadores

Gabinete: Deputado Estadual Bira Corôa, sala 106, ALBA/CAB • 71 3115-7150 / Fax 71 3115-5539 • biracoroa@alba.ba.gov.br

Espaço 13: Av. Eixo Urbano Central, 1110, Bairros dos 46, CEP: 40.800-000 - Camaçari/BA - Tel.: 3627-3013